sábado, 21 de setembro de 2013

Edaphosaurus

Edaphosaurus

 Edaphosaurus rugindo para Seymouria

Walking With Monsters

Edaphosaurus foi um extinto gênero de synapsidas (ancestral dos mamíferos) que viveu do Carbonífero (359,2-299ma) Superior ao Permiano (299-251ma) Inferior. Cinco espécies foram atribuídas ao gênero: E. boanerges, E. colohistion, E. cruciger, E. novomexicanus e E. pagonias, uma sexta espécie está em estudo: E. raymondi. Os fósseis desse animal vem da America do Norte e Europa, este é um dos mais famosos animais da Era Paleozóica, também é um dos maiores animais do Carbonífero Superior e Permiano Inferior, para aprender mais expanda a postagem.


E. boanerges em vida
 Dmitry Bogdanov

Diferentes espécie de Edaphosaurus tiveram diferentes comprimentos, de 1m até 3,5m de comprimento, a vela dorsal é uma de suas características mais marcantes, esteve presente em outros synapsidas como Dimetrodon, foi um dos primeiros e maiores tetrápodes a existir. Sua mandíbula tinha músculos fortes e seus dentes tinham serrilhas para poder cortar e se alimentar de plantas mais duras.

fóssil de Edaphosaurus
Andrew Y. Huang

Inicialmente foi pensado que Edaphosaurus se alimentou de pequenos invertebrados e crustáceos, agora a maioria dos paleontólogos acredita que o animal era um pacato gigante herbívoro. No início do Permiano pode ter sido predado por Dimetrodon, que assim como Edaphosaurus tinha uma vela nas costas. Romer e Price sugeriram que a vela era para estocar gordura como um camelo, Bennett argumentou que a vela era para termorregulação. Pesquisas recentes apontam que ela tinha uma função social como reconhecimento ou escolha de parceiros.

Edaphosaurus caminhando
Domínio Público

O animal foi nomeado por Edward Drinke Cope em 1882 a partir de um crânio esmagado e maxila inferior esquerda encontrado no Texas. Em 1886 Cope nomeou o novo gênero: Naosaurus, foram classificadas três espécies, N. claviger(agora E. pagonias), N. cruciger (agora E. cruciger) e N. microdus (mas tarde E. microdus). Foi só em 1910 que começaram a suspeitar que os corpos deNoasaurus e os crânios de Edaphosaurus encontrados eram do mesmo gênero, como Edaphosaurus é mais velho permaneceu.

vista do crânio lateral e frontal
Domínio Público

A classificação de Edaphosaurus segue assim: Animalia > Chordata > Synapsida > Pelycosauria > Edaphosauridae > Edaphosaurus > E. boanerges, E. colohistion, E. cruciger, E. novomexicanus e E. pagonias.

FICHA DO ANIMAL:

Nome: Edaphosaurus
Tamanho: até 3,5m
Peso: até 300kg
Localidade: America do Norte e Europa
Período: Carbonífero e Permiano

Nenhum comentário:

Postar um comentário