sábado, 21 de setembro de 2013

Arizonasaurus babbitti

Arizonasaurus babbitti,

Arizonasaurus babbitti, um arcossauro diferente


Arizonasaurus babbitti foi uma extinta espécie de arcossauros que viveu no Triássico (251-199,6ma) Médio na Formação Moenkopi do norte do Arizona (dai seu nome, lagarto de Arizona). A única espécie conhecida é A. babbitti, esse animal me causou bastante fascínio assim que o conheci, mas pela falta de informação se tornou difícil fazer um post, mas aqui está o post que eu queria tanto fazer, clique em Leia Mais e descubra mais sobre o animal.

reconstrução do animal
Arizonasaurus babbitti atingiu 3 metros de comprimento se tornando um animal até grande para os padrões modernos. O primeiro espécime foi encontrado por Paulo Samuel Welles em 1947 a partir de uma maxila esquerda. Em 2002  um exemplar bastante completo foi encontrado por Sterling Nesbitt. Ele teve uma vela dorsal que foi sua característica mais marcante, lembra a do synapsida Dimetrodon.

anatomia do esqueleto, escala = 0,5 m
Nesbitt 2005
.
Foi um dos predadores topo de seu ambiente, caçando animais menores. É um animal interessante, sua vela pode ter servido para termorregulação ou ainda exibição sexual. Sua órbita e fenestra antorbital eram pequenas se comparados com seus parentes como Ornithosuchus, seu crânio era pequeno e longo, a escapula foi relativamente pequena, íleo curto e púbis alongado. Pode ter sido um animal rápido, sua cauda deveria ser longa apesar de não terem sido encontrados vestígios desta.
.
Arizonasaurus machos em briga
A cassificação de Arizonasaurus segue assim: Animalia > Chordata > Reptilia > Rauisuchia > Ctenosauriscidae > Arizonasaurus > A. babbitti.
.
FICHA DO ANIMAL:
.
Nome: Arizonasaurus babbitti
Tamanho: 3 metros de comprimento e 1,4 metros de altura (incluindo vela)
Peso: 228 kg
Localidade: EUA
Período: Triássico

Nenhum comentário:

Postar um comentário