domingo, 27 de novembro de 2011

Pycnonemosaurus nevesi

Pycnonemosaurus! Um teropode tao grande e violento brasileiro quando o T.rex!

Picnonemossauro: o maior predador brasileiro

Imagem por Felipe Elias

Este é o Picnonemossauro (significa "lagarto da mata densa"), esse cara viveu no que é hoje o Brasil. É isso mesmo, um brazuca! Eu estava com saudade de um terópode e resolvi falar claro de um carnívoro brasileiro.

O Pycnonemosaurus nevesi, era a espécie que vivia aqui de 80 a 70 milhões de anos atrás. Chegava a dimensões médias de 8 metros de comprimento e 3 metros de altura. No entanto afirma-se que o Picnonemossauro ultrapassasse os 9 metros de comprimento. Seu peso era bem elevado, cerca de 4 toneladas.


Bando de Picnonemossauros atacando um Maxakalissauro
Imagem por Maurilio


Analisando o ambiente em que o Picnonemossauro viveu, pode-se concluir que por volta de 80 a 70 milhões de anos atrás o Brasil era muito hostil. Naquela época dominava a cadeia alimentar o Picnonemossauro, outro carnívoro que rivalizava com ele era o Abelissauro que tinha um porte bem similar. Se as duas espécies caçassem em bandos e por acaso dois grupos de espécies diferentes se encontrassem em uma caçada a saurópodes, poderia haver um grande confronto e uma sanguinária carnificina. Os herbívoros encontrados aqui eram saurópodes enormes como o Antarctossauro, Uberabatitan, Adamantissauro, Maxakalissauro e muitos outros. Se dinossauros encontrados na Argentina também andassem no Brasil, haveria muito mais carnívoros de grande porte como o Aucassauro e gigantes herbívoros como o Futalongkossauro

Nenhum comentário:

Postar um comentário