domingo, 27 de novembro de 2011

mamequissarus

eríodo: Jurássico Tardio.
Ordem, subordem, família: Saurischia, Sauropodomorpha, Euhelopodidae.
Localização: Ásia (República Popular da China).
Comprimento: 22 metros.
O mamenquissauro tinha proporções esguias e quase delicadas. Esse saurópode tinha vértebras adicionais em seu pescoço e elas eram mais longas que o usual. Isso dava a ele um pescoço extremamente comprido, com 10 metros. Se acrescentarmos a isso uma altura de 3,30 metros nos ombros, teremos uma altura total de 13,30 metros. Ele poderia olhar, por exemplo, pelas janelas do quarto andar de um prédio.
Os dinossauros estiveram associados aos dragões por muito tempo. O mamenquissauro foi descoberto em um local de coleta de "ossos de dragão", que eram pulverizados e vendidos em drogarias. O local se chama Mamenchi, na China. "Chi" quer dizer riacho, e "mamen" era o nome do riacho. Mamenquissauro, portanto, é o "réptil do riacho Mamen".
O mamenquissauro é o maior saurópode conhecido na China e cerca de metade de seu comprimento se concentra no pescoço. Os membros frontais e o crânio não foram localizados, mas o restante do esqueleto estava completo. Esse herbívoro pesava entre 40 e 50 toneladas, e tinha 22 metros de comprimento. As pernas e a cauda do mamenquissauro eram leves e esguias se comparadas às dos demais saurópodes. O animal era provavelmente ágil e gracioso ao caminhar. Pode ter vivido em rebanhos, como os demais saurópodes, alimentando-se constantemente e protegendo os filhotes contra os ataques de dinossauros carnívoros à espreita.
Muitas das características do mamenquissauro se assemelham à do diplodoco e a de outros membros da família dos diplodocidae. Isso mostra uma relação estreita entre os dinossauros saurópodes da América do Norte e Europa e os saurópodes chineses do período jurássico tardio. Havia provavelmente uma conexão terrestre entre a Europa, a América do Norte e a China no jurássico tardio que permitia a migração dos dinossauros.
Réplicas do esqueleto original foram mostradas em muitos museus do mundo. Outros dinossauros da China foram escavados nos últimos anos e diversos projetos levaram a uma troca de informação entre museus da China, do Canadá e dos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário