quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

mutaburrassauro

Período: início do Cretáceo.
Ordem, subordem, família: Ornithischia, Ornithopoda, Iguanodontidae.
Localização: Austrália.
Comprimento: 7 metros.
Muttaburrasaurus langdoni
Brian Franczak
Muttaburrasaurus langdoni
O mutaburrassauro, ou "réptil de Muttaburra", é um dos ornitópodes recentemente descobertos na Austrália, e um dos fósseis mais conhecidos do país. Existem apenas alguns esqueletos e crânios incompletos. Tratava-se de um grande animal, apenas ligeiramente maior que o iguanodonte europeu e quase do tamanho do ouranossauro da África Ocidental. Esses dois animais eram provavelmente parentes próximos do mutaburrassauro.
O mutaburrassauro viveu durante o início do período cretáceo no oeste da Austrália. Provavelmente caminhava e corria sobre as patas traseiras, mas repousava sobre quatro patas. Não foi localizada uma mão completa, de modo que não se sabe se ele dispunha de um esporão no dedão, como o ouranossauro e o iguanodonte.
A larga cabeça do mutaburrassauro parecia com a de muitos outros ornitópodes de grande porte de sua época, mas apresentava um grande arco sobre o focinho, diferente do que os demais ornitópodes de grande porte apresentavam, excetuados os hadrossaurídeos, que tinham narizes semelhantes. As porções frontais das mandíbulas não dispunham de dentes e tinham uma cobertura espessa quase como nos bicos de pássaros e nas tartarugas. O bico era usado para arrancar folhas e frutas de arbustos e de galhos baixos de árvores. A parte de trás das mandíbulas apresentava muitos dentes grandes, usados para dilacerar alimentos. O estômago do mutaburrassauro parece ter sido grande - ele provavelmente precisava disso para digerir sua dieta de plantas. O mutaburrassauro e seus parentes iguanodonte, ouranossauro e probactrossauro demonstram que esses grandes ornitópodes tinham presença mundial. São os mais conhecidos do começo do período cretáceo, antes do surgimento dos dinossauros dotados de bicos mais pronunciados. Quando estes se desenvolveram, houve em um declínio entre os demais ornitópodes, entre os quais o mutaburrassauro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário