quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Herrerassauro

Esqueleto e réplica de Herrerasaurus no Museu de Chicago
Nome científico: Herrerasaurus ischigualastensis (réptil de Herrera).
Tamanho: 3 metros de comprimento e 1 metro de altura nos quadris aproximadamente.
Alimentação: carnívora.
Peso: calcula-se 350 quilos aproximadamente.
Viveu: Argentina, América do Sul.
Período: Triássico.

Veja onde vivia o primitivo Herrerasaurus!Veja quando viveu o Herrerassauro!
Este terópode é um dos mais antigos conhecidos, tendo vivido no período triássico. Foi descoberto em maio de 1961 em San Juan na Argentina na formação de Ischigualasto, rica em fósseis do triássico, pelo morador local Victorino Herrera. Só foi nomeado em 1963 por Osvald Reig. É um terópode de porte médio a pequeno medindo 3 metros de comprimento, porém pode ser que chegasse a 6 metros, era um dos maiores predadores de sua época na Argentina. Caçava animais como os répteis sinapsídeos da época, entre outros bichos e devia ser solitário.

Herrerassauro observa réptil sinapsídeo
Herrerasaurus comendo presa Herrerasaurus em dupla atacando mamíferos pré-históricos
Vivia na Argentina onde foi encontrado pela 1º vez, mas pode ser que vissesse no mundo todo considerando-se que na época dele os continentes estavam todos ligados formando a pangéia. Seu nome vem do morador que o encontrou e o nome posterior é devido o local onde foi achado, a formação de Ischigualasto.
Herrerasaurus
Como todo bom predador ele possuía dentes afiados curvados e seu crânio possuía ao todo 5 pares de aberturas sendo 2 desse pares para os olhos e narinas e os outros 3 para deixar o crânio leve. Caçava alguns outros dinos além dos sinapsídeos, mas como no triássico dinos eram raros ele não se alimentava muito deles. Um crânio de herrerasaurus encontrado tinha sinais de mordida de um Saurosuchus, espécie de crocodilo terrestre muito comum no triássico, isso sugere que o maior predador da época talvez não fosse o herrerasaurus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário