sábado, 24 de novembro de 2012

torvossauro


 
Até há algum tempo o maior terópode do período Jurássico era o Allosaurus , encontrado principalmente na América do Norte. Isto muda agora, com a descoberta de um exemplar de Torvosaurus, um terópode grande que havia sido achado nos Estados Unidos. Veja mais sobre isto expandindo a postagem.

Desta vez o achado ocorreu do outro lado do oceano Atlântico, em Portugal, colocando o exemplar português no topo da lista dos caçadores gigantes do Jurássico. O Torvossauro encontrado em Portugal é um pouco maior do que o americano, com um crânio de 1,40 metros de comprimento e dentes de 13 centímetros.
O espécime americano foi descoberto em 1972, no Colorado - Estados Unidos e descrito por Peter Galton junto com James Jensen sete anos após a descoberta.
Em Portugal, o primeiro espécime do dinossauro foi identificado em 27 de Julho de 2003, por um garoto holandês de 10 anos chamado Jacob Walen, em um passeio com seu pai que é um experiente caçador de fósseis. O fóssil composto de um osso da perna foi doado ao museu Lourinhã e estudado pelos paleontólogos do Museu da Lourinhã e da Universidade Nova de Lisboa, Octávio Mateus e M. Telles Antunes. Os pesquisadores anunciaram em 2006 a descoberta de parte de um crânio, incluindo o maxilar, que serviu de base para reconstituir o crânio, do qual uma réplica foi criada para integrar a exposição do Museu da Lourinhã, que estará disponível ao público a partir de 2 de Agosto.