quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

sarcossuco

    O Sarcosuchus imperator cujo nome significa " Crocodilo imperador " era um gigantesco crocodilo que viveu há 110 milhões de anos atrás no norte da África durante o período Cretáceo, chegava a medir 12 metros e pesava 1,5 toneladas, sendo muito forte e robusto provavelmente capturava enormes peixes e dinossauros com uma mordida que podia ultrapassar 3 toneladas de força. Na imagem acima um Sarcosuchus está atacando um Suchomimo de 10 metros de comprimento. Era muito parecido com os atuais gaviais com as mandíbulas um pouco finas e muitos dentes pontiagudos, porém era muito maior do que seus parentes recentes que atingem no máximo de 4 à 5 metros de comprimento. 
Dados do Crocodiliano:
Nome: Sarcosuchus
Nome Científico: Sarcosuchus imperator
Época: Cretáceo
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 1,5 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Saurolophus

Saurolophus
    O Saurolophus cujo nome significava " Lagarto de crista " era um dinossauro que pertencia ao grupo dos hadrossauros, possuía um bico semelhante ao das aves, por isso o nome significa lagarto com bico de pato, este tinha uma pequena saliência semelhante a um chifre e como característica da família deveria andar em mandas para se protegeram de seus predadores. Viveu durante o período Cretáceo no norte da América do Norte e norte da Ásia, utilizando suas baterias de dentes para mastigar folhas de árvores e arbustos.
Dados do Dinossauro:
Nome: Saurolophus
Nome Científico: Saurolophus osborni
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento

Sorde

Sordes
    O Sordes era um pterossauro que viveu há aproximadamente 150 milhões de anos atrás durante o período Jurássico na Ásia, caçando pequenos insetos. Tinha um esqueleto oco e leve, suas asas consistiam em pele estirada entre um dedo comprido de sua mão que ia até seus tornozelos. Tinha um rabo longo, de aproximadamente 20 centímetros feito de vértebras e fortalecido com cartilagem, o qual usava para fazer manobras precisas. 
Dados do Pterossauro:
Nome:
Sordes
Nome Científico: Sordes
Época: Jurássico
Local onde viveu: Ásia
Peso: cerca de 200 gramas
Tamanho: 50 centímetros de envergadura
Alimentação: Carnívora

Shunossauros

Shunossauro
 
    O Shunossauro cujo nome significa " Lagarto Shu " viveu durante o período Jurássico  há aproximadamente 158 milhões de anos atrás na China, era um enorme dinossauro saurópode, alias era o único saurópode que possuía " espinhos " na cauda, uma espécie de clava, a qual serviria para dar rabadas em seus adversários, indo além das " chicotadas " que os saurópodes comumente davam, se assemelhando a dos anquilossauros. Na imagem acima um Shunossauro protege seu filhote de um Yangchuanossauro.
Dados do Dinossauro:
Nome: Shunossauro
Nome Científico: Shunosaurus lii
Época: Jurássico
Local onde Viveu: Ásia
Peso: Cerca de 9 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Saurornitholeste

Saurornitholestes
 
    O Saurornitholestes , cujo o nome significa " Lagarto pássaro ladrão " viveu em Alberta no Canadá, este animal chegava a medir 2 metros de comprimento pesando aproximadamente 10 quilos. Este animal pertencia a família dos terópodes. Caçavam em bandos, o que os tornavam armas letais.
Dados do Dinossauro:
Nome:
Saurornitholestes
Nome Científico:
Saurornitholestes langstoni
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 10 quilos
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Maiassaura

Maiassaura
Em 1778, foram descobertos em Montana, nos EUA, ninhos de uma espécie nova de Hadrossauro, o Maiassaura, "lagarto boa-mãe". Esse Hadrossauro, que tinha uma pequena elevação óssea entre os olhos, cuidava de sua cria como uma verdadeira mãe dedicada. Ela cavava um buraco não muito profundo na terra, forrava-o com plantas e depositava seus ovos.
Tratava-se de uma descoberta sensacional, pois forneceu surpeendentes revelações sobre o comportamento social, tanto dos Hadrossauros como também de outros dinossauros que viveram nesta região no fim do período Cretáceo.
Devido a grande quantidade de pequenos ossos encontrados pelos cientistas, é provavel que os filhotes tenham permanecido no ninho à espera de alimento. Talvez a mãe tenha sido morta enquanto procurava alimento e os filhotes indefezos, que esperavam pacientemente pelo seu retorno, acabarem morrendo de fome.
Descobriu-se que um filhote de Maiassaura teria em torno de 46 centímetos de comprimento, o mesmo que um um gato doméstico. Teriam de crescer rápido, caso contrário seriam facilmente pegos por predadores.
O Maiassaura comportava-se como os pássaros, pois ia todos os anos para a mesma região a fim de botar seus ovos e cuidar da cria.

Dados do Dinossauro:
Nome: Maiassaura
Nome Científico: Maiasaura peeblesorum
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Talarurus

Talarurus
 
    O Talarurus era um dinossauro pertencente a família dos anquilossauros que viveu há aproximadamente 70 milhões de anos atrás durante o final do período Cretáceo na Mongólia, como todos de sua família, possuía enormes placas ósseas que funcionavam como uma armadura protetora ao longo de todo o corpo, com enormes "espigões" que juntamente com a clava ( maça ) na ponta da cauda, o tornavam uma verdadeira "máquina de guerra". A única parte vulnerável de seu corpo seria a barriga, a qual era a primeira a ser protegida em caso de ataque de algum predador.
Dados do Dinossauro:
Nome: Talarurus
Nome Científico:
Talarurus 
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 3,6 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Tupuxuara

Tupuxuara
    O Tupuxuara era um pterossauro que viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 110 milhões de anos atrás no nordeste brasileiro. Sua enorme crista possuía 60 centímetros de comprimento e nela foram encontrados vestígios de vasos sanguíneos, a qual poderia assumir cores mais fortes quando o animal se excitava e se preparava para o acasalamento ou para possíveis intimidações de adversários.
Dados do Pterossauro:
Nome: Tupuxuara
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 20 quilos
Tamanho: 6 metros de envergadura
Alimentação: Carnívora

Tapejara

Tapejara
  
    O Tapejara era um pterossauro, um tipo de réptil voador. Tinha uma crista na cabeça notável, que atingia até um metro de altura. É possível que a usa-se para propósitos de exibição, como um pavão usa suas penas do rabo.
    Seu bico era bastante parecido com o de pássaros, só que um pouco curvado para baixo.
    Foram achados fósseis de Tapejara no Brasil, onde recebeu esse nome, que em Tupi significa "O Ser Velho ".
    A maioria dos paleontologistas considera que os pterossauros são os primos íntimos dos dinossauros, mas a ausência de formas transitivas torna isto incerto. 
Dados do Pterossauro:
Nome: Tapejara
Nome Científico: Tapejara imperator
Época: Cretáceo de 120 à 110 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Brasil
Peso: Cerca de 25 quilos
Tamanho: 5 metros de envergadura e 1 de comprimento
Alimentação: Carnívora

Leaelinassaura

Leaelinassaura
Seu nome foi dado em homenagem à filha do paleontólogo que o encontrou. Viveu no Cretáceo Inferior, no sul da Austrália, quando esta ainda estava unida à Antártida. Foi encontrado em um lugar chamado "Dinosaur Cove", a Gruta dos Dinossauros. O Leaelinassaura era um pequeno herbívoro bípede. Viveu em um clima polar do sul da Austrália e Antártida. No início do Cretáceo esta parte de Austrália, embora fosse arborizada era extremamente fria, ficando sem sol visível por quatro meses do ano.
Tudo leva a crer que o Leaelinassaura tinha uma visão exepcionalmente apurada, tanto que conseguia enxergar no escuro. Era parente do Hipsilofodonte, e como ele, tinha ambos os tipos de dentes. Tinha também um cérebro grande, por isso era muito inteligente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Leaelinassaura
Nome Científico: Leaellynasaura sp
Época em que Viveu: Início do Cretáceo, na Austrália
Tamanho: De 2 a 3 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

daspletossauros

daspletossauro
    O Daspletossauro, cujo nome significa lagarto horroroso, foi descoberto em Alberta, em 1970. Tinha 9 metros de comprimento e era muito assemelhado com o Tiranossauro Rex. Ele possuía ossos e juntas adaptados no crânio e no pescoço para dar cabeçadas em suas presas em uma possível perseguição; era capaz de arrancar enormes pedaços de carne em apenas uma mordida. Provavelmente o Daspletossauro seria um caçador solitário e não muito veloz, tendo que atacar suas presas por meio de emboscadas, dando-lhes mordidas as quais seriam fatais para a presa que em pouco tempo cairia morta, bastando apenas encontra-la depois.

Dados do Dinossauro:
Nome: Daspletossauro
Nome Científico: Daspletosaurus torosus
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Época: Cretáceo à 80 milhões de anos atrás
Local em que viveu: Canadá
Alimentação: Carnívora

Dicraeossauros

Dicraeossauro
    O Dicraeossauro cujo nome significa " lagarto bifurcado ", viveu a 180 milhões de anos atrás no recôndito das florestas de coníferas e de palmeirais, onde se alimentavam de plantas e sementes. Altos e de pescoço longo e fino, como típicos saurópodes que eram.
    Apesar de serem " pequenos " se comparados á outros saurópodes, os Dicraeossauros tinham a cabeça bem pequena e os olhos e as narinas também eram pequenos. Sendo herbívoro, lento e possuindo uma grande " quantidade de carne " deveria ser atacado pelos dinossauros carnívoros constantemente. Não dispunha de couraça nem de garras afiadas, mas podia se defender com o rabo. Por ser mais leve e ágil, também conseguia escapar correndo de alguns inimigos.
    Uma importante descoberta feita em 1907, na Tanzânia, revelou grandes ossadas que faziam supor que muitos dinossauros morreram junto a foz de um rio, e seus corpos foram arrastados para bancos de lama. Alguns ossos eram de dinossauros ainda não descobertos. Dentre eles, o Dicraeossauro, só batizado em 1935.

Dados do Dinossauro:
Nome: Dicraeossauro
Nome Científico: Dicraeosaurus
Época: Fim do Jurássico
Local onde viveu: África
Peso: Cerca de 28 toneladas
Tamanho: 20 metros de comprimento e 6 de altura
Alimentação: Herbívoro

o que são dinossauros

deles eram dóceis herbívoros que conviviam pacificamente, porém um ramo da família dos dinossauros chamados de terópodes ( que em geral eram carnívoros ), esses mereceriam a classificação original de terríveis, pois alguns exemplares pertencentes a esse grupo foram os maiores carnívoros terrestres que já existiram no planeta. Em contra partida em outro grupo familiar chamado saurópodes, ocorreu o desenvolvimento das maiores criaturas terrestres que se conhece á habitar o planeta e apesar de enormes não eram agressivos, à não ser para se defenderem.




    Muitas são as teorias sobre os Dinossauros, teorias sobre a sua aparição no planeta, teorias sobre como eles evoluíram e viviam e teorias sobre sua extinção, falaremos então as quais são mais aceitas pelo meio científico, que são as seguintes: " Acredita-se " que os Dinossauros surgiram em meados do período Triássico após uma extinção em massa onde 78% dos animais foram extintos, e surgiram como seres pequenos alguns carnívoros e outros herbívoros, começaram a superar outros répteis em competições por comida, tornando-se cada vez mais populosos e diversificados ( surgindo muitas espécies novas e cada vez mais adaptadas ao meio ). Entramos no período Jurássico onde os Dinossauros continuavam sua esplêndida evolução, agora já começam a aparecer dinossauros carnívoros de médio porte e para se defenderem os herbívoros tiveram que se adaptar, alguns se tornam enormes e outros tornaram-se verdadeiros tanques de guerra encouraçados ( tem início uma corrida armamentista Mesozóica ). No período Cretáceo os Dinossauros tem o seu auge em diversidade de espécies e em tamanhos, surgem os magníficos Argentinossauros ( maiores saurópodes que se tem notícia ) , os aterrorizantes Terópodes gigantes como o Tiranossauro e o Giganotossauro ( considerado o maior dos terópodes, ultrapassando o Trex em quase 1 metro ).
    Mas como tudo no mundo tem seu início e seu fim os dos Dinossauros chegou no fim do período Cretáceo e a teoria mais aceita é a de que um meteoro atingiu a península de Yucatan no México causando a morte de 90% da vida vegetal e 70% da vida animal. Onde os sobreviventes a esse desastre deram origem aos animais atuais e ao homem. Mas se pensam que os Dinossauros foram extintos assim de uma hora para a outra, saiba que esta enganado, pois existem teorias de que um pequeno grupo de Dinossauros podem ter " sobrevivido " e você pode até ter um ai na sua casa e não saber, eles são as aves, que evoluíram a partir de pequenos dinossauros que caçavam insetos e que para se tornar mais ágeis, para capturar insetos mais facilmente, adaptaram-se a ossos mais leves e a penas para auxiliar em saltos cada vez mais altos até atingirem o vôo.

ouranossaurus

Ouranossauro
     O Ouranossauro cujo nome significa " Lagarto valente "era um  iguanodontídeo e como todos eles, possuía mandíbulas que apresentavam dentes queixais e podiam andar com 4 ou 2 pernas, eram aparentados aos hadrossauros mas possuíam diferenças, este possuía uma espécie de vela nas costas que poderia servir para se aquecer e/ou demonstrar vigor físico para prováveis inimigos e fêmeas para acasalamento. Suas patas traseiras eram muito fortes e robustas, proporcionando ao animal uma boa agilidade em fugas rápidas, caso contrário se tornariam presas fáceis ao terríveis Carcharodontossauros que viveram junto com os Ouranossauros.
Dados do Dinossauro:
Nome: Ouranossauro
Nome Científico: Ouranosaurus nigeriensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 7 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
Indosuchus
    O Indosuchus cujo nome significa " crocodilo indiano" viveu há aproximadamente 80 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Índia, suas mandíbulas eram um pouco alongadas, se assemelhando as dos crocodilos e outros grandes predadores da época como o Barionix, Espinossauro e o Suchomimo porém era um pouco menor que esses últimos igualando em tamanho e peso com o Barionix, demonstrando que seus hábitos predatórios poderiam ser similares aos outros dinossauros citados, estando sempre próximo da água.

Dados do Dinossauro:
Nome: Indosuchus
Nome Científico: Indosuchus raptorius
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Oftalmossauro

Oftalmossauro
              
    O Oftalmossauro faz parte de um grupo de répteis marinhos chamados ictiossauros, tinha 5 metros  de comprimento e seu corpo hidrodinâmico se assemelhava ao golfinho. Sua mandíbula quase desdentada foi adaptada para pegar calamares e peixes. Tinha os olhos maiores que qualquer vertebrado. Evidências fósseis, globos oculares cercados por um anel de osso que teoricamente daria apoio contra pressão de água, sugerem que eles caçassem em águas escuras e profundas.
    Quando foram escavados fósseis de ictiossauro durante o ano de 1820, paleontologistas foram confundidos pelos ossos da cauda deles, que dobrou de bruços. Ictiossauros eram répteis assim foi pensado já que os rabos deles deveriam ser iguais a de lagartos, retos. O mistério foi resolvido quando alguns fósseis de ictiossauro foram achados com impressões da pele e um esboço de um rabo semelhante ao dos golfinhos.
    Foram achados outros fósseis de animais adulto que continham esqueletos completos de bebês. Em alguns, os rabos dos bebês estavam fora e as cabeças ainda estavam na barriga da mãe. Isto indica que os ictiossauros ao dar à luz o rabo saia primeiro para que o filhote não se afoga-se e pudessem ir à superfície para respirar. Baleias modernas e golfinhos fazem isto. Mais de cinqüenta esqueletos de ictiossauros fêmea foram achados com embriões dentro. Poderiam nascer de dois a onze filhotes por cria, embora dois à três filhotes pareciam ser mais habitual.
Dados do Ictiossauro:
Nome: Oftalmossauro
Peso: Cerca de 3 toneladas
Época: Jurássico à de 165 à 150 milhões de anos atrás.
Local em que Viveu: Costas da Europa e América do Sul.
Tamanho: 5 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

avaceratops

Avaceratops
    O Avaceratops se distinguia dos outros dinossauros por um pequeno chifre sobre o nariz e um osso de enfeite, que parecia um colar em volta do pescoço. Provavelmente o chifre servia para protegê-lo da maioria dos dinossauros carnívoros.
    Sendo herbívoro, o Avaceratops arrancava caules e troncos com sua boca especial, que funcionava como um bico de papagaio. Seus dentes afiados, localizados na parte posterior do maxilar, se encarregavam de separar as folhagens da madeira. Acredita-se que esses animais viviam em grandes grupos que perambulavam pelas planícies da América do Norte.
    É bem possível que o Avaceratops corresse com as pernas musculosas que possuía. Ao correr, balançava o pesado rabo no ar.
    Até hoje, apenas uma parte do Avacerátops foi encontrada. Isso em 1981, em Montana, nos EUA. Até 1988, não tinha nome.

Dados do Dinossauro:
Nome: Avaceratops
Época: Cretáceo
Tamanho: 1m de altura e 2,5m de comprimento
Alimentação: Herbívoro

Tilossauros

Tilossauro
       O Tilossauro proriger cujo nome significa "lagarto com protuberância" , foi um grande réptil predador marinho mosassaurídeo que viveu há aproximadamente 88 a 78 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo superior. Estava entre os maiores de todos os mosassauros, juntamente com Hainosaurus bernardi e Mosasaurus hoffmannii, possuindo cerca de 15 metros de comprimento.
      Uma das características mais distintivas dos Tilossauros foi a extremidade óssea dura do seu focinho. Ele deveria usar seu focinho como arma de impacto para atordoar as presas e efetuar combates por disputa de territorios. Alguns espécimes foram encontrados com o focinho danificado, sugerindo que a extremidade do focinho não era feita de osso sólido. Sua pré-maxila era cilíndrica e alongada, supostamente tinham uma superfície dorsal escura e uma superfície ventral mais clara. Eles se alimentavam de praticamente tartarugas, peixes, plesiossauros, tubarões, aves mergulhadoras e outros mosassauros, viviam em mares rasos do continente norte americano.
      A espécie foi descrita por H. F. Osborn, em 1899 (KUVP-1075), o início da história desta nomenclatura é complexa e envolve a rivalidade infame entre dois dos primeiros paleontólogos americanos, Edward Drinker Cope e Othniel Charles Marsh. Originalmente, o nome "Macrosaurus" proriger foi proposto por Cope, para um crânio fragmentado e vértebras, coletados de rochas perto do monumento no oeste do Kansas em 1868. Foram colocados nas coleções do Museu de Zoologia de Harvard. Apenas um ano mais tarde, Cope redescreveu o mesmo material com maiores detalhes e chamou de Liodon. Então, em 1872, Marsh nomeou um espécime mais completo como um novo gênero, Rhinosaurus ("lagarto nariz"), mas logo descobriu que este nome já tinha sido usado por um animal diferente. Cope sugeriu que Rhinosaurus seria substituído por outro nome novo, Rhamposaurus que também não foi aprovado. Marsh finalmente sugeriu Tylosaurus, em 1872, para incluir o material original de Harvard, bem como os outros adicionais, as amostras mais completas que tinham sido coletadas em Kansas. Um espécime gigante de T. proriger, recuperada em 1911 por C. D. Bunker perto de Wallace, no Kansas, é um dos maiores esqueletos de Tylosaurus que já foi encontrado. Esta actualmente em exposição no Museu de História Natural da Universidade do Kansas.
      Charles H. Sternberg encontrou um T. proriger com um plesiossauro em seu estômago em 1918. O espécime está atualmente montado no Museu Nacional do Estados Unidos (Smithsonian) e os restos do plesiossauro estão armazenados em coleções. Embora espécimes importantes serem relatados por C. H. Sternberg (em 1922), a informação permaneceu perdida para a ciência até 2001. Este espécime foi redescoberto e descrito por Everhart (em 2004). Sendo a base para a linha de história para o documentário da National Geographic Channel em 2007 denominado "Monstros Marinhos" e um livro com o mesmo nome (Everhart, 2007).
      Na imagem acima um T. proriger ataca um Cretoxyrhina mantelli, uma espécie de tubarão pré-histórico. (Cena do documentário da National Geographic Channel "Monstros Marinhos")

Dados do Réptil Marinho:
Nome: Tylosaurus sp
Nome: Tylosaurus proriger
Época: Cretácio
Local onde viveu: Oceanos
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Scleroglossa
Infraordem: Anguimorpha
Família: Mosasauridae
Subfamília: Tylosaurinae
Género: Tylosaurus
Espécie: T. proriger,(Cope, 1869)

amargassaurus

Amargassauros
 
 
O Amargassauro cujo nome significava " Lagarto de La Amarga " era um saurópode que viveu a aproximadamente 110 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Argentina, possuía uma característica marcante, suas vértebras possuíam prolongamentos, como uma vela que cobria toda as suas costas e serviriam possivelmente para se protegerem de predadores. Foi encontrado pelo Paleontólogo José Bonaparte do Museu de Ciências Naturais de Buenos Aires, numa formação geológica chamada La Amarga, que deu nome ao achado Amargassauro, na Patagônia atual Argentina. Suas vértebras dorsais podiam atingir mais de 80 centímetros de comprimento.
Dados do Dinossauro:
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do Sul
Tamanho: 2,5 metros de altura e 8 metros de comprimento
Peso: Cerca de 11 toneladas
Alimentação: Herbívora

bambiraptor

O Bambiraptor (" O Raptor Bambi ") era um dinossauro carnívoro que media aproximadamente 1,5 metros de comprimento e pesava cerca de 5 quilos.

Eles eram muito rápidos e alcançavam as prezas com facilidade, mas não era fácil de matá-las. Viveu na América do Norte e seus fósseis foram encontrados nos EUA.


Dados do Dinossauro:

Nome: Bambiraptor  
Nome Científico: Bambiraptor feinbergorum

Época: Cretáceo

Local onde Viveu: América do Norte

Peso: Cerca de 5 quilos

Tamanho: 1,5 metros de comprimento

Alimentação: Carnívora 

Amazonssaurus

Amazonssauro

    O Amazonssauro cujo nome lembra a região onde foi encontrado, a Região Amazônica, viveu há aproximadamente 110milhões de anos atrás, no início do período Cretáceo, na região norte do Brasil. Cerca de 100 fragmentos ósseos foram encontrados às margens do rio Itapecuru, no município de Itapecuru Mirim, no Maranhão. O Amazonssauro pertence a superfamília dos saurópodes chamada Diplodocoidea, media pouco mais de 10 metros de comprimento e 5 metros de altura, chegando a pesar quase 20 toneladas.
   Em sua época a região era composta por extensas planícies freqüentemente alagadas, fato este verificado por outros fósseis encontrados junto ao Amazonssauros, que incluem até grandes dentes de carnívoros. A descoberta foi realizada por pesquisadores da UFRJ, Ismar de Souza Carvalho e Leonardo dos Santos Ávilla, que juntamente com outros pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão continurão realizando pesquisas na área.
   Os Amazonssauros deveriam viver em pequenos grupos famíliares, compostos de adultos que adavam nas bordas da manada, deixando os menores ao centro para proteção. Seus enormes pescoços os ajudavam na alimentação, pois poderiam permacer parados, apenas movimentando o pescoço conseguindo assim cobrir uma grande área de pastagem, poderiam alcançar facilmente galhos altos de árvores, porém os Diplodóceos possuíam pescoços mais adaptados para comer vegetações rasteiras do que as de topo das árvores.

Dados do Dinossauro:
Nome:
Amazonssauro
Nome Científico:
Amazonsaurus maranhensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Sul
Peso: Cerca de 10 toneladas
Tamanho: 13 metros de comprimento e 5 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Estauricossauro

Estauricossauro
    O Estauricossauro cujo nome significa " Lagarto Cruzeiro do Sul " teve seus restos encontrados em Santa Maria, no Rio Grande do Sul e hoje estão expostos num museu nos EUA. Acredita-se que o Estauricossauro é o mais antigo dinossauro existente. Como só foram encontradas partes isoladas do esqueleto do Estauricossauro, sua reconstituição foi difícil. Era pequeno, tinha a cabeça relativamente grande, os dentes pontudos e afiados, e a cauda comprida e fina. Talvez os braços fossem fortes e as pernas longas como as de um corredor. Viveu durante o período Triássico há aproximadamente 225 milhões de anos atrás caçando pequenos animais.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estauricossauro
Nome Científico: Staurikosaurus pricei
Época: Triássico
Local onde viveu: Brasil
Peso: Cerca de 30 kg
Tamanho: 1,8 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora