segunda-feira, 28 de novembro de 2011

pentaceratops

Pentaceratops
    O Pentaceratops cujo o nome significa " Lagarto de cinco chifres ", viveu no Novo México e Colorado, media aproximadamente 8 metros de comprimento e chegava a pesar 3 toneladas, viviam em grupos alimentando se de vegetações rasteiras. Pertencia a família dos ceratopsídeos. O escudo e os chifres eram ótimas armas de defesa contra predadores porém eram também utilizadas em batalhas entre machos na disputa de fêmeas, escudo o qual acredita-se que fosse ornamentado de colorido que serviria para seduzir fêmeas e aterrorizar possíveis adversários.
Dados do Dinossauro:
Nome:
Pentaceratops
Nome Científico:
Pentaceratops sternbergi
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 8 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

oviraptor

Oviraptor
 
    O Oviraptor cujo nome significa "ladrão de ovos" viveu de 144 à 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo, provavelmente era um especialista em abrir os grandes ovos de outros dinossauros, como o Protocerátops. Esse "ladrão" tinha as mandíbulas fortes, que terminavam num bico largo e desdentado. Em sua cabeça havia uma crista rígida e o rosto era bem curto, com grandes olhos. As mãos do Oviraptor tinham três dedos com garras curvadas e os pés possuiam quatro dedos, sendo que o dedão era minúsculo. Interessante nesse animal eram os dois dentículos pontudos no céu da boca, com os quais provavelmente abria e comia os ovos que roubava. Aliás, foi durante um desses roubos, que uma terrível tempestade de areia o soterrou, onde permaneceu até 1924, quando se descobriu seu fóssil na atual Mongólia.
    Apesar de sua alimentação predileta ser os ovos de outros dinossauros, eles também eram pais cuidadosos, como comprova um fóssil muito bem preservado de um Oviraptor chocando ovos. Existem duas principais espécies de Oviraptor: Oviraptor philoceratops e Oviraptor mongoliensis.

Dados do Dinossauro:
Nome: Oviraptor
Nome Científico: Oviraptor philoceratops e Oviraptor mongoliensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Leste da Ásia
Peso: Cerca de 33 quilos
Tamanho: 1,80 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Microraptor

Microraptor
 
    O Microraptor cujo nome significa " pequeno caçador " era um pequeno dinossauro carnívoro pertencente ao grupo dos terópodes que viveu há aproximadamente 125 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na China,  chegava a medir de 50 a 80 centímetros de comprimento e caçava pequenos mamíferos,anfíbios, répteis e insetos. Seus fósseis apresentavam vestígios de penas o que levou a acreditar que sejam " elos perdidos " no processo evolutivo das aves.
Dados do Dinossauro:
Nome: Microraptor
Nome Científico: Microraptor zhaoianus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Ásia
Peso: Cerca de 1 quilo
Tamanho: 80 centímetros de comprimento
Alimentação: Carnívora

argentinossauro

Argentinossauro
   O Argentinossauro huinculensis cujo nome significa "Réptil argentino de Huincul" em homenagem a cidade onde foi encontrado, foi sem dúvida um dos maiores animais que já existiram na face da Terra.Este gigantesco saurópode pertence a infra-ordem Neosauropoda, super-família Titanosauroidea e a família Andesauridae.
   Em 1987 o fazendeiro Guillermo Heredia encontrou em sua propriedade, na província de Neuquén, Argentina, enormes fósseis que inicialmente identificou como troncos petrificados. Seu maior espanto foi quando percebeu, mais tarde, que na verdade estava diante de ossos enormes fossilizados. Imediatamente ele chamou o paleontólogo Rodolfo Coria e sua equipe, do Museu Carmen Funes em Plaza Huincul, cidade da região da Patagônia, que reconheceram o material como sendo de um enorme dinossauro desconhecido.Em 1989 sua equipe começa a escavação que levou vários meses, e conseguiu retirar da rocha poucos fósseis de gigantescas proporções, como Vértebras, tíbias, ossos da pélvis e algumas costelas, que demonstraram desde o início que se tratava de um novo dinossauro, maior todos os outros já descobertos e com o auxílio do Dr. José Bonaparte, do Museu de Buenos Aires, ele fez um estudo que levou 4 anos para se concluir. Finalmente em 1993 foi anunciado ao mundo científico a nova espécie.
   Nas imagens acima, a primeira mostra um enorme Argentinossauro sendo caçado por um grupo de Giganotossauros, a segunda mostra uma comparação entre um elefante Africano, que é o maior animal terrestre existente no planeta, um Braquiossauro (cinza), com aproximadamente 13 metros de altura e o Argentinossauro (marrom), com 20 metros de altura. E na quarta imagem temos três grandes recordistas do mundo animal, o primeiro da esquerda é um Argentinossauro ( o animal terrestre mais pesado, 100 toneldas ), o segundo no meio é um Sauroposeidon ( o animal terrestre mais alto, 25 metros ) e o último da direita é um Seismossauro ( o animal terrestre mais comprido, 52 metros ), temos também um pequeno ser humano em tamanho proporcional para verificarmos as gigantescas dimensões desses animais.
    Os Argentinossauros tinham vértebras muito rígidas. Sua flexibilidade foi sacrificada por causa do imenso peso. Eles viveram há aproximadamente 90 á 66 milhões de anos atrás, com maior intensidade de achados na Patagônia Argentina.
    Punham ovos do tamanho de uma bola de futebol, isto é, nasciam desproporcionalmente pequenos. Cientistas acreditam que aos 5 anos teria o tamanho de um pastor alemão, aos 15 teria o tamanho de um cavalo e só seriam adultos aos 50 anos.
    Supõe-se que tivessem sangue frio, pois com o sangue quente, teriam que ingerir 5 ou 6 toneladas de folhas por dia, uma quantidade teoricamente impossível para uma cabeça tão pequena. Mas com sangue frio necessitariam ingerir "apenas" 1 tonelada, mas isso é apenas uma teoria sobre os saurópodes e existem várias delas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Argentinossauro
Nome Científico: Argentinossauro huinculensis
Época: Cretáceo
Local em que viveu: América do sul
Peso: Cerca de 90 à 110 toneladas
Tamanho: 20 metros de altura e 45 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

plateossauro

Plateossauro
      O Plateossauro cujo nome significa " Lagarto plano " viveu há aproximadamente 235 milhões de anos atrás durante o período Triássico na Europa, foi um dos primeiros grandes dinossauros herbívoros. Chegava a atingir um tamanho aproximado de 9 metros de comprimeto e 4 metros de altura. O Plateossauro pertencia a um grupo conhecido como prossaurópodes.
      Os Plateossauros possuíam um enorme pescoço que os possibilitavam alimentar-se de árvores e locais altos onde outros animais não alcançavam, pois acredita-se que apesar de andar nas quatros patas, eles poderiam se erguem apenas em duas para alcaçar lugares ainda mais altos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Plateossauro
Nome Científico: Plateosaurus sp
Época: Triássico
Local onde Viveu: Europa
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Hipsilofodonte

Hipsilofodonte
O Hipsilofodonte que viveu principalmente na Inglaterra, Portugal e EUA, foi um dos menores e mais velozes herbívoros do período Cretáceo. Suas pernas eram longas, a cauda comprida e fixa, os braços curtos e as mãos tinham cinco dedos, sendo que só quatro possuíam unhas.
Durante muito tempo acreditou-se que o Hipsilofodonte subia em árvores para procurar o sua alimentação, porém, foi provado mais tarde que a formação de suas mãos não permitia que ele segurasse nos galhos. Assim, se alimentava da vegetação rasteira da época.
O Hipsilofodonte, "dente pontudo", possuia dentes capazes de permanecer sempre afiados e um bico ósseo também com dentes. Este animal estava muito bem equipado para o seu estilo de vida. Provavelmente andava e manadas e por ser um ótimo corredor, quando um inimigo se aproximava, ele fugia para a floresta e ficava escondido até o perigo passar.
O Hipsilofodonte já foi encontrado até na Antártida, na Ilha de James Ross, na ponta ao norte do continente, porque um dia os dois continentes já foram unidos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Hipsilofodonte
Nome Científico: Hypsilophodon foxi
Época em que Viveu: Fim do Jurássico, por volta de 144 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 60kg
Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

dimetrodon

Dimetrodon
 
    O Dimetrodon não pode ser considerado como um dinossauro, ele faz parte de um grupo de répteis chamados pelicossáurios , que viveram antes dos dinossauros aparecerem na Terra durante o período Permiano há aproximadamente 250 milhões de anos atrás. O Dimetrodon foi um predador que dominou em sua época , provavelmente devido às vantagens que lhe proporcionava o seu grande leque dorsal , que orientado perpendicularmente ao sol devia demorar metade do tempo para se aquecer que outros de seu tamanho sem leque.
    Na imagem acima um Dimetrodon atacou e matou um Edaphosaurus, que possuía um leque semelhante ao do Dimetrodon, mas era herbívoro e um pouco menor.
Dados do Pelicossáurio:
Nome: Dimetrodon
Época: Permiano
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 250 quilos
Tamanho: 3 metros de comprimento e 1 de altura
Alimentação: Carnívora

postosuchus

Postosuchus
                 
              
O Postosuchus evoluiu no período Triássico. Seu crânio era pequeno e largo, e tinha um focinho estreito com mandíbulas poderosas. Tinha uma armadura que consistia em filas de pratos osseos que cobriam toda as suas costas. Era o carnívoro que estava no topo da cadeia alimentar da época.
Tinha pernas retas em baixo de seu corpo sugerindo um corredor rápido e eficiente. Às vezes é chamado de    " crocodilo corrente ", as pernas traseiras eram mais longas que as pernas dianteiras. Alguns paleontologistas acreditavam que ele podia correr em duas pernas, mas a maioria acha que ele corria de quatro mesmo.
O Postosuchus era um Archossauro (" réptil governante "), um grupo principal de répteis extintos que incluem crocodilos, dinossauros, pterosauros e pássaros. Estava na linha dos crocodilos, mas não era um crocodilo.
Houve vários Postosuchus achados fósseis na Floresta Petrificada do Arizona, e na Pedreira de Posto no Texas, ambos nos E.U.A.. 
Dados da Archossauro:
Nome:
Postosuchus
Peso: Cerca de 1 toneladas
Época: Triássico
Local de Origem: América do Norte
Tamanho: 6 metros de comprimento e 2 metros de altura.
Alimentação: Carnívora

Braquiossauro

Braquiossauro
    O Braquiossauro cujo nome significa "lagarto braço", foi descoberto em 1900 no Colorado, EUA, mas também viveu na Argélia e Tunísia, há aproximadamente 144 milhões de anos atrás, durante o período Jurássico. Esse animal provavelmente não poderia erguer-se nas patas traseiras como mostra o filme "Jurassic Park", pois elas eram mais curtas que as dianteiras. Mesmo assim sua altura lhe permitia, sem esforço, comer as copas das árvores, sua atividade principal.
    O Braquiossauro passava a maior parte do dia comendo folhas de suas árvores prediletas como as coníferas (tipo pinheiros), cicadáceas e gingoáceas. Calcula-se que para abastecer seu corpanzil de até 90 toneladas, comia mais ou menos 2 toneladas de plantas por dia. Apesar do grande peso, podia desenvolver uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Com certeza a terra devia tremer.
    Como as narinas desse enorme saurópode ficavam no alto da cabeça, muitos cientistas acreditavam que ele vivia na água, comendo plantas aquáticas no fundo de lagos e rios. Nesse caso seu corpo ficaria debaixo da água e de vez em quando aparecia a pequena cabeça com as narinas através das quais ele respirava. Mas essa teoria foi superada, pois sabe-se que seus pulmões não teriam suportado a pressão da água.

Dados do Dinossauro:
Nome: Braquiossauro
Nome Científico: Brachiossaurus brancai, Brachiosaurus altithorax
Época em que Viveu: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte e África
Peso: Cerca de 90 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento e 15 metros de altura
Alimentação: Herbívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Sauropoda
Família: Brachiosauridae
Género: Brachiosaurus

camarassauro

Camarassauro
    O Camarassauro cujo nome significa " lagarto câmara ", pois possuía câmaras nas vértebras para reduzir seu peso, era um enorme saurópode que viveu no período jurássico na América do Norte e que podia atingir mais de 15 metros de comprimento e 20 toneladas.
    Os Camarassauros podiam erguer-se sobre as pernas traseiras para comer no topo das árvores, atingindo assim alturas de quase 10 metros e para se defenderem usavam as patas dianteiras dotadas de garras para atacar o inimigo e utilizavam o longo rabo como chicote.

Dados do Dinossauro:
Nome: Camarassauro
Nome Científico: Camarasaurus supremos, C. grandis, C. lentos, C. alenquerensis e C. lewisi
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 20 toneladas
Tamanho: 15 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

Euplocéfalo

Euplocéfalo
    O Euplocéfalo cujo nome significa "cabeça bem protegida" viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás no final do período Cretáceo no Canadá, tinha um tipo de armação óssea que se espalhava pelo seu corpo em forma de cinturões, estendendo-se do pescoço até a cauda, dando a esse animal maior proteção, sua ossada desse animal foi descoberta em 1902, no Canadá. Além disso, ele possuía ferrões bem grossos na cabeça, nos ombros e nas costas.Sua longa cauda terminava em uma "bola", formada por inúmeros pequenos ossos. Um golpe com esta arma poderia ser fatal, um só golpe quebraria a perna de um enorme terópode. Os olhos do Euplocéfalo eram pequenos, a cabeça larga e os ossos do crânio estavam tão bem ligados como uma blindagem. Na verdade, o Euplocéfalo, com seu corpo grande e largo, todo protegido, poderia muito bem ser comparado a um tanque de guerra, como era comum nos anquilossaurídeos.

Dados do Dinossauro:
Nome: Euplocéfalo
Nome Científico: Euplocephalus tutus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 4 toneladas
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

galimimo

Galimimo
Seu nome significa "imitador de aves", devido ao formato de seu corpo. Ele corria como um avestruz. Viveu no Cretáceo Superior, na Ásia. Provavelmente comia plantas (já que não tem dentes), insetos e pequenos mamíferos.
Era o maior dos chamados "dinossauros-avestruz". A velocidade desse animal é estipulada através de uma combinação de duas coisas. A primeira vem da estrutura do esqueleto. A segunda do estilo dos avestruzes. Os Galimimos corriam entre 35 e 60 km/h.

DADOS DA FERA:

Nome: Galimimo
Nome Científico: Gallimimus bullatos
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 120kg
Tamanho: 4 metros de comprimento
Alimentação: Onívora, comiam plantas e pequenos animais

ornitomimo

Ornitomimo
Os primeiros fósseis de Ornitomimo, "imitador de pássaro", foram encontrados em 1889, no Colorado, EUA. Em 1917, descobriu-se um esqueleto quase completo desse animal, um fato difícil de acontecer.
Parecido com o avestruz, o Ornitomimo tinha pescoço comprido, cabeça pequena com bico de ave e olhos grandes. Sua cauda era comprida (mais da metade de seu comprimento) e lhe ajudava a manter o equilíbrio quando corria. E como corria! O elegante Ornitomimo chegava a desenvolver até 65 quilômetros horários.

Dados do Dinossauro:
Nome: Ornitomimo
Nome Científico: Ornithomimus velox
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 90kg
Tamanho: Cerca de 3,5 metros de comprimento
Alimentação: Onívora, comiam plantas e possivelmente pequenos animais

herrerassauro

O Herrerassauro foi um dos primeiros dinossauros a surgir. Viveu durante o Triásico, na América do Sul. Seu nome significa "lagarto de Herrera". É um animal muito pouco conhecido.

Dados do Dinossauro:
Nome: Herrerassauro
Nome Científico: Herrerasaurus sp
Época em que Viveu: Triássico
Tamanho: Cerca de 3 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

pteranodon

Pteranodon
    Enquanto os dinossauros governavam os ambientes terrestres do planeta, outro grupo de répteis tinha se apoderado dos espaços aéreos. Eram os pterossauros, um dos quais, o pteranodon, com asas gigantescas de pele elástica como a dos morcegos, era um dos reis do vôo planando nas zonas costeiras. Os seus ossos eram finos e tinham espaços ocos que os tornavam mais leves.
    Os pteranodons faziam seus ninhos nas escarpas e, por serem pouco ágeis em terra firme, talvez alimentassem suas crias do ar.
Dados do Pterossauro:
Nome: Pteranodon
Época: Fim do Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 30 quilos.
Tamanho: 2 metros de altura e 8 metros de envergadura.
Alimentação:
Peixes