sábado, 20 de novembro de 2010

parassauro

Parasaurolophus

Os braços fortes do parasaurolophus ajudavam a sustentar seu peso quando ele andava de quatro e também lhe permitiam nadar. Ao se alimentar de plantas rasteiras, apoiava-se nas quatro patas. Confiava em seus sentidos aguçados para perceber qualquer perigo. Ameaçado, erguia-se nas pernas traseiras para correr e levantava a cauda para melhorar o equilíbrio. 
 
 
o
parasaurolophus tinha uma cabeça extraordinária. Uma crista comprida, em
forma de tubo, projetava-se do crânio do macho, podendo chegar a até 1,80 m - altura de um homem adulto. Cientistas vêm levando diversas hipóteses sobre a utilidade dessa crista.
Há várias hipóteses: a utilização desta crista como uma espécie de reservatório de ar, ou ela ajudava o parasaurolophus a respirar dentro da água para que ele pudesse recolher plantas aquáticas, onde a ponta superior do rupo (que deveria ter um orifício) ficaria fora da água, e o resto da cabeça permaneceria submersa.
Mas, provavelmente, esta crista servia apenas
de identificação entre os membros do bando, indicando também o sexo e a idade.
 
 




 
 
suchomimos

suchomimo

  O Suchomimo cujo nome significa " imitação de crocodilo " era um dinossauro comedor de peixes que cresceu extraordinariamente, sendo muito parecido com os Espinossauros, só que sem aquela vela dorsal e um pouco menores .Viveu na região do Deserto do Teneré ( Nigéria ), na África. Ele pertencia ao grupo dos espinossaurídeos.
    Tinha o crânio muito assemelhado ao do crocodilo, longo e estreito para penetrar mais facilmente na água e apanhar peixes. Em suas mas haviam enormes garras que poderiam ter sido usadas como uma espécie de fisga para pegar peixes.
    Sendo um dinossauro com hábitos aquáticos freqüentemente o Suchomimo encontraria outros habitantes aquáticos comuns em sua época, crocodilos gigantescos que fariam desse grande predador suas presas. ( como na imagem a cima ). Viveu há aproximadamente 100 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo.

Dados do Dinossauro:
Nome: Suchomimo
Nome Científico: Suchominus tenerensis.
Época: Cretáceo
Local onde viveu: África
Tamanho: Cerca de 11 metros de comprimento e 4 metros de altura nos quadris
Alimentação: Carnívora.
estegossaurus

estegossauro

O Estegossauro cujo nome significa "lagarto telhado" viveu há aproximadamente 200 milhões de anos atrás e recebeu esse nome porque pensava-se que suas placas ósseas protetoras eram dispostas como as telhas e um telhado. Hoje sabe-se que elas ficavam em pé ao longo da coluna vertebral, fixadas na pele duríssima e não no esqueleto. Há diversas teorias sobre a utilização dessas placas: como armadura ou talvez como reguladores térmicos, esquentando ou esfriando o corpo do Estegossauro conforme sua posição ao sol ou ao vento. Há também a possibilidade de estas placas terem sido usadas para a exibição, assim, quando um predador atacava ou um parceiro era encontrado, o Estegossauro bombeava sangue para as placas e elas tornavam-se mais vivas e vermelhas o que seduzia o parceiro ou amedrontava o atacante. O corpo desse animal era maciço e a cauda extremamente musculosa era a sua arma de ataque, já que contava com quatro espinhos ósseos de 50 centímetros a 1 metro de comprimento. O pescoço terminava numa cabeça absurdamente pequena, de apenas 40cm, comportando um cérebro do tamanho de uma noz. Quando o Estegossauro estava em perigo, curvava a cabeça para baixo, protegendo-a com sua nuca repleta de placas e ao mesmo tempo aplicava fortes golpes laterais com a cauda. Várias espécies de Estegossauro viveram na América do Norte. Alguns eram mais primitivos e tinham as placas menores e mais pontiagudas.

Dados do Dinossauro:
Nome: Estegossauro
Nome Científico: Stegosaurus armatus
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 12 metros de comprimento e 4 de altura
Alimentação: Herbívora

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

paquicefalossauros

s primeiros restos de fósseis dessa espécie de dinossauro foram encontrados nos EUA e Canadá, em meados do século passado. O que mais impressionou os estudiosos foi a extraordinária espessura do crânio desses animais, com quase 25cm. Seu focinho era coberto por ferrões ósseos. O Paquicefalossauro andava ereto e usava a cauda para se equilibrar quando parado.
É raro encontrar crânios completos nos achados de dinossauros, pois estes eram leves e se decompunham com maior rapidez antes de virar fóssil. No caso do Paquicefalossauro, "lagarto cabeça-dura", o crânio de conservou muito bem, devido justamente a sua forte espessura.
Segundo os cientistas, o Paquicefalossauro poderia ser considerado uma "cabra montanhesa" do seu período, pois vivia e montanhas em pequenos rebanhos. Alguns acreditam que para decidirem quem mandaria no lugar, Paquicefalossauros teriam lutado entre si, participando de concursos de bater cabeça, mas essa teoria já foi superada, pois sabe-se que, sendo o topo cabeça do Paquicefalossauro perfeitamente redondo, seria praticamente impossível um dos crânios não se deslocarem quando os dois animais desse porte e nessa velocidade colidíssem; neste caso, o crânio do oponente atingiria a região dos olhos ou focinho, que é muito frágil, levando à um ferimento muito grave ou até mesmo a morte.
Provavelmente, caso estes animais lutassem mesmo, usariam seus crânios para acertar a barriga ou o peito do adversário, deixando-o sem fôlego e vencendo a batalha.

Dados do Dinossauro:
Nome: Paquicefalossauro
Nome Científico: Pachycephalosaurus wyomingensis
Época em que Viveu: Fim do Cretáceo, por volta de 66 milhões de anos atrás
Peso: Cerca de 90kg
Tamanho: 4,5 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora
elasmossaurus

elasmossauro

O Elasmossauro (Elasmosaurus platyurus) foi um réptil pré-histórico da ordem Plesiosauria (não era um dinossauro) que viveu no fim do período Cretáceo no que corresponde à atual América do Norte. Este réptil, como os outros plesiossauros, vivia em habitát marinho. O Elasmossauro tinha cerca de 14 metros de comprimentos, dos quais a maior parte correspondiam ao pescoço muito longo, que atingia cerca de 8 metros. O pescoço era composto por 70 vértebras (mais do que qualquer outro vertebrado) e terminava numa cabeça minúscula de cerca de 60 cm. A partir da dentição deduz-se que o elasmossauro era carnívoro e que se alimentava de pequenos peixes, belemnites e amonites.
Os primeiros fósseis de elasmossauro foram descobertos em 1868 por Edward Drinker Cope. Para além do E. platyurus, há mais sete espécies descritas dentro do género Elasmosaurus.
barionix

barionix

O Barionix cujo nome significa " garra pesada " viveu há aproximadamente 144 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo foi encontrado em 1983, o Barionix tinha sua característica mais marcante sendo uma garra curvada com cerca de 30cm. Tinha dentes pequenos, pontudos e em maior quantidade que os outros carnívoros. O pescoço era comprido e uma crista chata estendia-se sobre o seu focinho.
    No fim período Jurássico, começo do Cretáceo, muitas regiões da Europa estavam inundadas pela água, formando imensos lagos. O Barionix vivia às margens desses lagos, onde ficava encolhido na vegetação. Com o olhar fixo na água, mergulhava sua cabeça alongada e estreita, e num gesto rápido e fulminante retirava-a, trazendo entre os dentes um peixe relativamente grande. É difícil imaginar que este animal, de aspecto meio desengonçado tenha desenvolvido tamanha habilidade para pescar. Mas, possivelmente, também comia carniça, pois foram encontrados ossos de Iguanodonte junto ao Barionix.
   
O Barionix especializou-se em comer peixe. Sendo que ficava grande parte de seu tempo pescando nas margens de rios ou lagos, era uma presa fácil para os enormes crocodilos que existiam na época.
Dados do Dinossauro:
Nome: Barionix
Nome Científico: Baryonyx walkeri
Época: Cretáceo
Local onde viveu: Europa
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora
carnotaur

carnotauro

Era uma terópode de 3 metros altura que viveu na atual Patagônia. Tinha um focinho como o do buldogue e uma mordida não menos potente. Acima dos olhos tinha dois chifres parecidos com asas. Seu nome significa "touro carnívoro". Este animal é conhecido também pelos minúsculos e até ridículos braços, quando comparados ao tamanho total do corpo.

Dados do Dinossauro:
Nome: Carnotauro, que significa "touro carnívoro"
Nome Científico: Carnotaurus sastrei
Peso: Cerca de 250 kg
Tamanho: 3 metros de altura e 8 metros de comprimento
Alimentação: Carnivora
iguanodonte

iguanodon

O Iguanodon, pesado como um elefante, costumava andar de qutro, mas também podia usar as duas patas traseiras. É bastante possível que este dinossauro caminhasse na ponta dos dedos, como o gato e o cachorro. Quando caçado por algum predador, condeguia correr como o vento, a 35 km/h. Sua cauda rija e achatada coalaborava para manter o equilíbrio. O Iguanodon consehuia usar as
patas dianteiras tanto para defesa como para apanhar alimento. Elas também serviam como pés quando andava de quatro.
   Numerosos esqueletos deste dino foram encontrados juntos. esse é um sinal de que ele vivia em grupos ou bandos. O Iguanodon
foi o segundo dinossauro a ser batizado, em 1825.
    Muito estranha a pata dianteira do Iguanodon: quatro dedos, mais um esporão afiado no lugar do que seria o polegar. O animal ara capaz de movimentá-lo lateralmente e assim usá-lo como arma de ataque ou defesa. O Iguanodon era herbívoro e usava seu quarto dedo como gancho para laçar galhos altos.
O Iguanodon gastava seu tempo buscando e mastigando alimento. Como não tinha os dentes da frente, usava o bico para arrancar folhas. Seus dentes do fundo se pareciam com os da atual iguana, só que bem maiores e num total de cerca de 100 dentes.
carcharodontossaurus

carcharodontossauros

O Carcharodontossauro cujo nome significa " réptil com dentes de tubarão " era conhecido apenas por fragmentos de ossos, mas recentemente foram descobertos mais fósseis que indicam ser o Carcharodontossauro um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiram, sendo maior até que o Tiranossauro rex e seus dentes atingiam o incrível tamanho de 15 centímetros.
    Há 90 milhões de anos atrás, esse enorme animal era um dos dinossauros mais amedrontadores que vagavam pela paisagem pré-histórica. Tinha a pele manchada, que servia como camuflagem na luz filtrada pelas árvores, quando ele aguardava a hora certa para atacar. Então, ele se atirava sobre a presa com sua boca enorme . O Carcharodontossauro não era veloz, mas tocaiava sua presa e a engolia inteira. Seu pescoço era forte o bastante para girar sua enorme cabeça.
    Na terceira imagem de cima para baixo um
Carcharodontossauro está atacando e disputando a mesma presa com um Espinossauro, que é sem dúvida também um dos maiores dinossauros carnívoros que já existiu, a presa é um enorme saurópode conhecido como Aegyptosaurus baharijensis, quem ganhará a luta é impossível determinar com certeza, mas se os grandes carnívoros travassem uma batalha, essa seria aterrorizante.
    Na última imagem um
Carcharodontossauro está ameaçando um Deltadromeus e que se "não der ouvidos" a essa ameaça poderá virar a sobremesa desse banquete.
Dados do Dinossauro:
Nome: Carcharodontossauro
Nome Científico: Carcharodontosaurus saharicus
Época: Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África ( Egito, Marrocos, Tunísia, etc)
Tamanho: 15 metros de comprimento
Peso: Cerca de 9 toneladas
Alimentação: Carnívora
allosaurus

allossauros

O Alossauro cujo nome significa "lagarto diferente", viveu principalmente nos EUA, África e Austrália, e foi descoberto em 1877. Possuía estranhas elevações ósseas em cima e na frente dos olhos, sua cauda era comprida e o pescoço curto e forte. Nos pés tinha quatro dedos, sendo que um era menor.
    A história conta que pesados herbívoros estavam na água arrancando as folhas das árvores quando dois Alossauros avançaram sobre eles rapidamente. Um dos Alossauros fincou seus dentes afiados na cauda de um desses herbívoros, que sem conseguir fugir, caiu de lado, afundando pela metade no lodo do rio. Apareceu então o outro Alossauro, e o destino daquele herbívoro foi selado. Os dois mataram-no e comeram a vontade, deixando para trás o cadáver sangrento. Esta cena pôde ser reconstituída através de um achado nos EUA, onde nítidas marcas de dentes de um Alossauro foram encontradas nos ossos fossilizados da cauda de um Apatossauro, que deveria ter sido arrancada com extrema violência. Além disso, no mesmo local foram encontrados alguns dentes de Alossauro. Este achado mostra que o Alossauro caçava em bandos e não se alimentava só de carniça, pois se o Apatossauro já estivesse morto, ele não precisaria tê-lo mordido tão ferozmente.

Dados do Dinossauro:
Nome: Alossauro
Nome Científico: Allosaurus fragilis
Local em que viveu: América do Norte, África
Época: Jurássico
Peso: 1,5 toneladas
Tamanho: Cerca de 4 metros de altura e 12 de comprimento
Alimentação: Carnívora
giganotossaur

giganotossaurus

O Giganotossauro cujo nome significa "Lagarto Gigante do Sul" viveu há aproximadamente 67 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na Patagônia Argentina, mas provavelmente dava seus passeios em territórios brasileiros, ultrapassou o tamanho do maior  Tiranossauro rex conhecido e dos Carcharodontossauros e Espinossauros, sendo sem dúvida um dos maiores carnívoros terrestres conhecidos e com esse tamanho todo poderiam caçar até enormes saurópodes que quase não tinham inimigos naturais, provavelmente os Giganotossauros eram territoriais, e como eram enormes deveriam precisar de enormes quantidades de comida, e seus territórios então seriam enormes. Suas mandíbulas eram também enormes e seu crânio um dos maiores, mais de 1,6 metros de comprimento, seus dentes podiam medir 15 centímetros de comprimento, sendo curvos e afiados o que é um indicio de que eles eram utilizados para morder algo vivo, que ao se debater e tentar escapar acabaria indo mais para dentro da boca do predador, mas certamente o Giganotossauro não negaria uma refeição já morta em putrefação, agindo também como carniceiro.
    Nas imagens a cima, um grupo de Giganitissauros está caçando um Argentinossauro, n apenúltima imagem, um casal de Giganotossauros persegue uma manada de Amargassauros e na última um Giganotossauro está sobre um Carnotauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Giganotossauro
Nome Científico: Giganotosaurus carolinii
Época: Cretáceo
Local onde Viveu: América do sul
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento e 7 metros de altura
Alimentação: Carnívora

diloplossauro

diloplossauro

dilofossaurus

Dilophosaurus foi descoberto em 1942 por Sam Welles. It has been discovered in both America and China, which means it must have had a large range. Foi descoberto na América e China, o que significa que deve ter tido uma grande variedade. It was first described in 1954 and later named Dilophosaurus (Two-crested Lizard) because of its head crests. Foi descrita pela primeira vez em 1954 e posteriormente denominada Dilophosaurus (lagarto de duas cristas) por causa de cristas sua cabeça. Some specimens were discovered without head crests leading some to believe that they had discovered two separate species. Alguns exemplares foram descobertos sem cristas cabeça levando alguns a acreditar que tinha descoberto duas espécies separadas. However, this theory was later rejected and both types of dinosaur are considered to be Dilophosaurus. No entanto, esta teoria foi posteriormente rejeitada e os dois tipos de dinossauros são considerados Dilophosaurus.

Description Descrição

The Dilophosaurus was built lightweight, slender, and fast. O Dilophosaurus foi construído delgado, leve e rápido. It probably fed off of smaller animals, as it was not built to confront, kill, and eat larger prey. Ele provavelmente se alimentavam de animais menores, pois não foi construída para enfrentar, matar e comer presas maiores. Its teeth were very long, but had a small base and its mouth was not built well to consume larger animals. Seus dentes eram muito longos, mas teve uma pequena base e sua boca não foi construído assim o consumo de animais maiores. The dinosaur sported a large double crest on the head, hence the name. O dinossauro ostentava uma crista de casal grande na cabeça, daí o nome. The dinosaur had a peculiar notch behind its first row of teeth making it look like a crocodile. O dinossauro tinha um entalhe peculiar atrás de sua primeira linha de dentes tornando-o parecido com um crocodilo. This notch was due to a weak connection in the bones of the skull. Este entalhe foi devido a uma ligação fraca nos ossos do crânio.

Lifestyle Estilo de Vida

The most distinguishing feature of the Dilophosaurus is the pair of crests on its head. A característica mais notável do Dilophosaurus é o par de cristas na cabeça. These crests were very fragile and were probably used for display or to signal others. Estas cristas eram muito frágeis e provavelmente foram usados para mostrar ou para sinalizar outros. Not all Dilophosaurus had a crest. Nem todos os Dilophosaurus tinha uma crista. It may have been a feature limited to the males. Pode ter sido uma característica limitada ao sexo masculino. Several specimens were found together, suggesting that it may have hunt in packs. Many paleontologists, because of this notch, have believed that the Dilophosaurus was a scavenger of dead carcasses as the weak link would not be strong enough to handle large moving prey. Vários espécimes foram encontrados juntos, sugerindo que ele pode ter caçam em bandos. paleontólogos Muitos, por causa dessa fossa, ter acreditado que a Dilophosaurus era um limpador de cadáveres como o elo mais fraco, não seria forte o suficiente para segurar a presa movimentar grandes. It may have also been good at hunting small animals as the notch would have provided a excellent way of reaching smaller spaces. Ela também pode ter sido bom para a caça de pequenos animais como o entalhe teria proporcionado uma excelente forma de alcançar espaços menores.

Misconceptions Equívocos

The Dilophosaurus was shown in the popular film Jurassic Park as a much different dinosaur than it really is. O Dilophosaurus foi mostrado no popular filme Jurassic Park como um dinossauro muito diferente do que ela realmente é. It was presented as much smaller than its actual size, it spits poison to blind its enemies, and uses a large neck frill to intimidate. Ela foi apresentada como muito menor do que seu tamanho real, ele cospe veneno para cegos seus inimigos, e usa um folho no pescoço grande para intimidar. There is not actual evidence to support the poison or neck frill and it was clearly larger than portrayed. Não há evidência real para apoiar o babado veneno ou no pescoço e foi claramente maior do que o retratado.
ScienceViews Writer: Jason Hamilton. ScienceViews Roteiro: Jason Hamilton.

acrocantossauros tribute

acrocantossauro

acrocantossauro

O Acrocantossauro cujo nome significa " Sáurio de espinhas altas " viveu durante o período Cretáceo em Oklaroma, EUA. Podía atingir mais de 12 metros de comprimento, seu esqueleto quase completo é uma visão temerosa. Esse gigante era um carnívoro extraordinário, que caracterizava-se por uma força e uma agilidade invulgares para o seu tamanho devido, em parte, à leveza dos ossos quase ocos. O Acrocantossauro possuía uma série de espinhas largas nas vértebras dorsais, que iam desde o pescoço até a cauda, estas espinhas, que podiam ultrapassar 30 centímetros de comprimento formariam uma "vela", cuja função poderia ser a de regular a temperatura do corpo do animal, comunicar-se com outros de sua espécie ou até mesmo para parecerem maiores para adversários.
    O crânio do Acrocantossauro podia chegar a medir 1,4 metros de comprimento, com uma boca de cerca de 68 dentes próprios para cortar carne e com todo esse arsenal acredita-se que ele caçaria enormes saurópodes, como mostra uma série de pegadas no EUA.

Dados do Dinossauro:
Nome: Acrocantossauro
Nome Científico: Acrocanthosaurus atokensis
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho
12 metros de comprimento 
 

 




quarta-feira, 17 de novembro de 2010

triceratops tribute

trceratops

triceratops

O Triceratops era um dinossauro do grupo dos ceratopsídeos que viveu há aproximadamente 66 milhões de anos atrás durante o período Cretáceo na América do Norte (EUA e Canadá),  os quais possuíam a cabeça grande e extremamente forte, as maxilas laterais tinham bochechas musculosas, muitos dentes bastante afiados, um bico córneo curvado com o qual provavelmente arrancava as plantas duras, uma prolongação do crânio maciça que servia como escudo para proteção de eventuais ataques de predadores e combates entre machos e três chifres, sendo dois grandes acima dos olhos e um pequeno na ponta do nariz.. Os Triceratops provavelmente vivessem em enormes bandos, os quais possuíam uma escala hierárquica com machos disputando posições e direitos de acasalamento, porém em situações de ataque de algum predador, acredita-se que se juntavam de forma defensiva contra o predador, formando uma "parede" de escudos e chifres contra o oponente, com os filhotes fracos e doentes no interior dessa "muralha" defensiva e dessa forma acredita-se que se defendiam contra o seu maior predador, o Tiranossauro.

Dados do Dinossauro:

Nome: Tricerátops
Nome Científico: Triceratops horridus
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 6 toneladas
Tamanho: 10 metros de comprimento
Alimentação: Herbívora

espinossauro

espinossauro

spinossauro

O Espinossauro cujo nome significa " Lagarto espinho ", viveu no norte da África durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e  diferenciava-se dos outros dinossauros de sua família por uma espécie de "vela" nas costas. Essa "vela dorsal" era formada por prolongamentos das vértebras das colunas que mediam 1,8 metros de comprimento, cobertas de pele. Segundo os cientistas ela armazenava o calor do sol, dando-lhe a vantagem de ser mais ágil que os outros répteis. Esse animal possuía as tradicionais características dos outro predadores, a não ser os dentes que eram retos e não curvados e os braços um pouco maiores e mais fortes. Com o olhar frio e guloso, o Espinossauro observava de longe um crocodilo. O aterrorizante dinossauro terópode, cujo esqueleto foi encontrado no Egito, agarrou o crocodilo de surpresa mordendo o seu pescoço e sacudindo-o como se fosse um simples peixinho. O indefeso animal nada pôde fazer contra aquele monstro de mais de 6 toneladas e acabou sendo devorado.
O Espinossauro disputa o título de maior terópode, porém os restos achados por Stromer no Egito foram pelos ares quando a cidade de Munique, onde estavam alojados, foi bombardeada em 1944. Sasso e seus colegas conseguiram analisar mais algumas peças desse quebra-cabeças: dois pedaços do focinho do bicho, bem mais avantajados que os fósseis conhecidos da espécie até então. Ambos os exemplares mencionados vieram do Marrocos.
    Na sétima imagem um Espinossauro disputa sua caça com um Carcharodontossauro, que foi um dos maiores carnívoros terrestres que já existiu, a caça é um Aegyptossauro que era um enorme saurópode que viveu na mesma época. E na última imagem um Espinossauro disputa um enorme peixe com um Bahariassauro.

Dados do Dinossauro:
Nome: Espinossauro
Nome Científico: Spinosaurus aegipticus
Época : Cretáceo
Local em que viveu: Norte da África
Peso: Cerca de 7 toneladas
Tamanho: 17 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infra-ordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Spinosauridae
Género: Spinosaurus
Espécie: aegyptiacus

albertossauro

albertossaurus

albertossauro

O Albertossauro cujo nome provém do lugar onde foi encontrado Alberta, no Canadá e que significa " Lagarto de Alberta, viveu há aproximadamente 76 a 74 milhões de anos atrás, durante o período Cretáceo, sendo um grande terópode caçador, provavelmente um antecessor pouco menor do Tiranossauro Rex. Existem três espécies de Albertossauro: o Albertosaurus libratus, o Albertosaurus sarcophagus e o Albertosaurus megagracilis. Podiam atingir 9 metros de comprimento e 3.4 metros de altura. O Albertosaurus sarcophagus foi descoberto por Joseph Burr Tyrrell in 1884.

Dados do Dinossauro:
Nome: Albertossauro
Nome Científico: Albertosaurus libratus, Albertosaurus sarcophagus e Albertosaurus megagracilis.
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte
Peso: Cerca de 3 toneladas
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem: Saurischia
Subordem: Theropoda
Infra-ordem: Tetanurae
Micro-ordem: Carnosauria
Família: Tyrannosauridae
Gênero: Albertosaurus


Bibliografias consultadas: P2, P4, S1 e S3.

megaraptor

megaraptor

megaraptor

Este extraordinário velociraptor podia alcançar 9 metros de comprimento e 4 metros de altura. É inacreditável como um Velociraptor podia chegar a esse tamanho. Sua "garra terrível" chegava a 38 centímetros e poderia abrir um buraco de 2 metros de comprimento na barriga de qualquer Tiranossauro com más intenções, provavelmente caçariam em bandos como seus primos menores, certamente seriam fatais para qualquer ser vivo, inclusive grandes saurópodes como o da imagem acima.

Dados do Dinossauro:
Nome: Megaraptor
Peso: Cerca de 500kg
Tamanho: 9 metros de comprimento e 4 metros de altura
Alimentação: Carnívora

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

tyranossauro

t rex

tyranossauro

O Tiranossauro cujo nome significa lagarto tirano rei, foi um dos maiores carnívoros terrestres encontrados até hoje, perdendo apenas para o Giganotossauro e para o Carcharodontossauro, seus parentes, possivelmente mais agressivos, pois alguns cientistas acreditam que o Tiranossauro era um carniceiro, assim como os atuais urubus.
    Seus dentes afiados eram ligeiramente curvos, de forma a agarrar melhor suas presas. Como o tubarão, uma vez que o Tiranossauro abocanhava sua vítima, para escapar de seus dentes curvos era necessário entrar mais fundo em sua boca. Possuía cerca de cinqüenta desses dentes afiadíssimos de até 20 cm, uma perfeita máquina de fatiar carne. Suas vítimas prediletas eram os hadrossauros e ceratopsídeos.
    O Tiranossauro andava sobre duas pernas, que eram fortes o suficiente para sustentar o grande corpo e movimentá-lo à uma velocidade de até 48km/h. Cada pé possuía garras fortíssimas. Três desses dedos eram de apoio e um nem tocava o chão. Os braços minúsculos, com apenas dois dedos cada chegavam a ser até meio ridículos se comparados ao tamanho desse animal. Não se sabe ao certo para que o Tiranossauro usava esses braços; se para se apoiar ou para agarrar a presas. O achado de um crânio danificado comprova que deveriam ocorrer violentas batalhas entre os Tiranossauros, por comida e pelo direito de se acasalar. Viveu durante o período Cretáceo há aproximadamente 66 milhões de anos atrás e pertencia ao grupo denominado de terópodes.
    Inicialmente ele foi chamado de Dynamosaurus imperiosus, mas logo recebeu um nome mais apropriado. Este magnífico e assustador animal que foi descoberto no Oeste Americano, tinha a cabeça gigantesca, cerca de 1,20 metros de comprimento e suas mandíbulas eram tão grandes que podiam devorar um ser humano inteiro e exercer uma pressão enorme. Isso também é umas das características que contestam os hábitos do Tiranossauro como sendo um necrófago.

Dados do Dinossauro:
Nome: Tiranossauro Rex
Nome científico: Tyrannosaurus rex
Época: Cretáceo
Local onde viveu: América do Norte e Ásia
Peso: Cerca do 8 toneladas
Tamanho: 14 metros de comprimento e 5,60 metros de altura
Alimentação: Carnívoro
RAPTOR

RAPTOR









O velociráptor (“ladrão veloz”) media aproximadamente 2 metros de comprimento e pesava cerca de 80 quilos. Era uma das menores espécies de dinossauro e tinha a aparência de um lagarto.

Ele era muito habilidoso, tinha seus braços longos e suas pernas eram compridas, eles atacavam sempre em grupos, usando seu maxilar e sua garra afiada que rasgara suas presas. Alimentavam-se de mamíferos ou pequenos dinossauros herbívoros.
Sua clavícula, diferentemente de outros dinossauros, dava maior força aos seus braços para capturar suas presas. Além disso, o velociráptor contava com uma ótima visão e um cérebro bastante desenvolvido.

Dados do Dinossauro: 
Nome: Velociraptor  
Nome Científico: Velociraptor mongoliensis
 
Época: Fim do Cretáceo 

Local onde viveu: Ásia 

Peso: Cerca de 80 quilos 

Tamanho: 2 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

ceratossauro

http://www.youtube.com/watch?v=qXq31_X5zNA&feature=related

ceratossauro

O Ceratossauro cujo nome significa " lagarto de chifre nasal ", devido à protuberância que possui no focinho. Viveu durante o período Jurássico na África e América do norte (Colorado e Utah). É um parente do Alossauro, mas ao contrário de todos os outros grandes terópodes que viveram após ele, tinha quatro dedos nas patas superiores. Além disso tinha estranhas protuberâncias ósseas sobre os olhos.

Dados do Dinossauro:

Nome: Ceratossauro
Nome Científico: Ceratosaurus nasicornis
Época: Jurássico
Local onde viveu: África e América do Norte
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 6 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora




  Era definitivamente "O Terror dos mares", pois é o maior carnívoro conhecido que já existiu na Terra. Tinha quatro nadadeiras grandes que o tornava um nadador poderoso. Possuía uma boca enorme com 3 metros de comprimento e dentes que se assemelhavam à presas de elefante.
    O Liopleurodonte era um animal extremamente territorial, que comeria qualquer coisa que se movimenta-se; mas até mesmo esses gigantes marinhos tinham seus dias de caça, pois muitos desses animais, em suas travessias marítimas acabavam encalhando em praias e servindo de alimento para os carnívoros carniceiros terrestres da época. Recentes estudos no crânio de um Liopleurodonte mostraram que ele possuía um sentido direcionado de olfato, duas câmaras distintas no nariz agiam como um par de orelhas indicando com precisão a fonte de um odor, sendo isto um sistema sofisticado de rastreamento.
    Fósseis de Liopleurodonte são relativamente comuns e bem preservados em vários depósitos marinhos ao longo da Europa. São também preservados os restos de ataques de Liopleurodonte em registros fósseis, como Ictiossauros meio-comidos e marcas de dentes em plesiossauros mostrando evidências claras da voracidade desses animais.
   Os Liopleurodontes pertenciam ao grupo dos pliossauros, que por sua vez eram um grupo de plesiossauros, que são um grupo de répteis que voltaram ao mar. Os Plesiossauros apareceram no período jurássico que rapidamente se dividiu em dois grupos principais: Cryptoclidus, e  Pliossauros como Liopleurodonte.

Dados do Animal:
Nome: Liopleurodonte
Nome Científico: Liopleurodon ferox
Época: Jurássico
Local onde viveu: Oceano Atlântico
Peso: Cerca de 150 toneladas
Tamanho: 25 metros de comprimento
Alimentação: Carnívoro

apatossauro

http://www.youtube.com/watch?v=wfdxbBh1u00&feature=related
Apatossauro
  O Apatossauro cujo nome significa " réptil bobo ", viveu durante o período Jurássico há cerca de 150 milhões de anos atrás, caracterizava-se por um corpo maciço, pescoço longo, cabeça pequena, pés amplos  e a cauda muito comprida ( uma das mais compridas caudas do reino animal ). O longo pescoço, com cerca de 15 ossos grandes, era sustentado por músculos fortes. Tinha focinho longo, narinas no alto da cabeça e dentes em forma de cavilha. Foi descoberto primeiramente em 1877, no Colorado, EUA e também encontrado na Ásia Central e América do Sul.
    Com 90cm de comprimento, sua cabeça era minúscula em relação ao corpo. Isso fez com que ele ficasse conhecido como "réptil bobo" de cérebro pequeno. Sabe-se que o Apatossauro podia erguer-se sobre as patas traseiras devido a estas serem maiores e quando ele o fazia, sua cauda móvel lhe servia de apoio. Sua cauda era quase metade do comprimento ligeiramente mais afinada, parecida com um chicote. Devia usá-la para bater nos famintos carnívoros que rondavam os mais fracos do bando, ou seja, os filhotes e os mais velhos. Já o longo pescoço era usado como uma espécie de "observatório", ajudando-o a detectar, a tempo, aproximação dos inimigos, bem como para alcançar as plantas mais altas das árvores.
    Para sustentar seu alto peso, as pernas do Apatossauro terminavam em pés amplos, como os do elefante. Os da frente eram equipados com uma garra no polegar, usada para chutar os inimigos. Devia passar grande parte do seu tempo comendo, pois necessitava ingerir diariamente entre 150 e 1000 quilos de alimentos. A dentição era fraca, e provavelmente não mastigava as plantas mais duras. Vivia em manadas e provavelmente os filhotes e as fêmeas andavam no meio, cercados pelos machos que formavam a proteção externa.

Dados do Dinossauro:
Nome: Apatossauro
Nome Científico: Apatosaurus marsh
Época: Jurássico
Local onde viveu: América do Norte, América do Sul e Ásia
Peso: Cerca de 40 toneladas
Tamanho: 28 metros de comprimento e 13 metros de altura
Alimentação: Herbívora